Palestrantes

Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:

ALEXANDRE LOPES VIANNA DE SOUZA
ALEXANDRE LOPES VIANNA DE SOUZA
Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Santa Catarina desde 2017. Condecorações: Medalha Militar e Passador Prata Medalha Mérito Tamandaré Medalha Mérito Marinheiro (quatro âncoras) Organização das Nações Unidas - Medalha Nações Unidas

MARINHA DO BRASIL / CAPITANIA DOS PORTOS DE SANTA CATARINA
Florianópolis/SC



ALEXANDRE PASOLINI
ALEXANDRE PASOLINI
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e mestrado em Engenharia Ambiental também pela Universidade Federal do Espírito Santo. Trabalhou durante 6 anos como Gerente de Projetos - Cepemar Serviços de Consultoria em Meio Ambiente e atualmente está na gerência de negócios da Econservation Estudos e Projetos Ambientais e Ambilev Oceanografia e Hidrografia. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Engenharia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: morfodinâmica, processos costeiros, dragagem e obras costeiras e portuárias. Atua fortemente no setor comercial e no desenvolvimento de novos negócios

AMBILEV
Vitória/ES



ANDRE GUIMARAES RODRIGUES
ANDRE GUIMARAES RODRIGUES
Bacharel em ciências Náuticas pela Escola de Oficiais a Marinha Mercante, oficial da Reserva da Marinha do Brasil pelo Núcleo de formação de oficiais da reserva da Marinha - NFORM - CIAGA, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Engenheiro de Máquinas embarcado na Empresa de Navegação Flumar Transportes de químicos e gases e na atividade off shore, de apoio a plataformas de petróleo pela empresa Edson Chouest, bacia de campos, Aprovado no concurso para pratico de manobra de navios, em 2009 ingressou como pratico do Porto de Itajaí /navegantes, permanecendo na função até meados de 2015, data em que iniciou sua classificação para a zona portuária 16, correspondente a praticagem dos portos do estado de São Paulo, portos de Santos, São Sebastião, Baixada Santista e TEBAR. atualmente além de pratico de manobras de navios é Presidente da empresa PDBS (PORTS DEVELOPED BY SHIPHANDLERS) responsável pelo primeiro projeto de instalação portuária de turismo plena , o BC PORT a ser instalado em águas da união na região geográfica de Balneário Camboriú-SC

PDBS (PORTS DEVELOPED BY SHIPHANDLERS)
Balneário Camboriú/SC



ANDRÉ MARQUES
ANDRÉ MARQUES
André Marques é Engenheiro Civil formado pela PUC Paraná. Com quase 20 anos de experiência, vem atuando em projetos conceituais, básicos e executivos nas áreas portuárias, marítimas e costeiras; assim como em planejamentos, cronogramas, orçamentos (CAPEX e OPEX) e metodologias construtivas; atua também em gerenciamento de projetos, supervisão e fiscalização de obras portuárias e costeiras; estudos de amarração de navios, estudos de cravabilidade de estacas, projetos de recuperação estrutural, projetos de engordamento de praias, elaboração de layouts portuários, concepção de estruturas marítimas, consultoria de arrendamentos de terminais portuários, atuando como braço de engenharia do proprietário e suporte junto aos órgãos públicos.

ATLÂNTICO SUL CONSULTORIA
Florianópolis/SC



ÂNGELO MARANHO
ÂNGELO MARANHO
Gerente de Navegação Corporativa (HIDROVIAS DO BRASIL - Janeiro de 2017 – Presente) Diretor (AVANTIS - LOGISTICA E SEGURANÇA - HBSA/CPTCP/AMPORT - Maio de 2015 – janeiro de 2017) Gerente de Desenvolvimento da Hidrovia e Portos do Sistema Oeste (Vale - Junho de 2012 – maio de 2015) Gerente de Tráfego Hidroviário da Navegação (Vale - Outubro de 2010 – junho de 2012) Gerente de Operações dos Portos de Corumbá (Vale - março de 2010 – outubro de 2010)

HIDROVIAS DO BRASIL
São Paulo/SP



CALEBE SILVA
CALEBE SILVA
Especialista Marítimo Portuário VLI Logística Oficial de Náutica - Maersk Supply Service (2007/2010) Especialista Marítimo Portuário - Vale S/A (2010/2017) Life Planner - Prudential do Brasil (2017/2018) Consultor Marítimo (2018/*) Especializações: Gerenciamento de Projetos - FGV Engenharia Portuária - UFRJ Curso Shiphandling for Offshore Vessels - Maersk Training Centre Curso DP Básico e Avançado - Kongsberg DP Full Operator Certificate - Emitido pelo Nautical Institute

VLI LOGÍSTICA
Santos/SP



CARLOS GAYOSO DE OLIVEIRA
CARLOS GAYOSO DE OLIVEIRA
Sou engenheiro civil com especialização de gestão empresarial e engenharia de segurança do trabalho. Iniciei na parte de construção da Marina Itajai em 2014 até a finalização da obra em Jan 2016. Passando a construção, atuei como Gerente operacional da marina implementando dos os procedimento e processos operacionais. Hoje Em julho 2018 passei a Diretor da empresa.

MARINA ITAJAÍ
Itajaí/SC



CAROLINA (NINA) PICCOLI
CAROLINA (NINA) PICCOLI
Carolina ‘Nina‘ Piccoli é formada em Engenharia Civil pela UFSC e possui mestrado em Engenharia Hidráulica pela TU Delft - Holanda. Desde 2013 participa ativamente da comissão de Jovens Profissionais da PIANC (YP-Com), e hoje faz parte do conselho da comissão na posição de Vice Presidente Regional para as Américas. Com experiência na área de Portos e Engenharia Costeira, atuou na revisão da metodologia de análise de capacidade dos acessos aquaviários, através de simulação de eventos discretos, no 3º ciclo de atualização dos Planos Mestres da então Secretaria dos Portos SEP/PR. Atualmente como engenheira na Moffatt & Nichol, atua internacionalmente em projetos das áreas portuária, marítima e costeira, incluindo engordamento praial; elaboração de layouts portuários de cargas e passageiros (cruzeiros); dimensionamento de canais de navegação; estudos de amarração de navios; modelagem numérica hidrodinâmica e morfológica aplicada a projetos de: marinas, agitação portuária, sedimentação em portos e canais, dispersão de plumas de dragagem, dimensionamento de obras de abrigo e acostagem, entre outros.

PIANC
AC



CINTHYA LOPES
CINTHYA LOPES
Merchant Marine Navigation Officer graduated in Brazil; worked as Deck officer onboard cargo vessels worldwide and later as Dynamic Positioning Operator for the Offshore industry; Started career ashore as Dynamic Positioning Instructor for Brazilian Navy; joined Kongsberg Maritime as Dynamic Positioning Instructor and later as Sales Manager; between the years of 2014 and 2017 was elected Representative of the IMCA Competence and Training Committee in South America. In 2017, elected President of Brazilian Merchant Marine Society. Currently working as Maritime Simulation specialist for Simwave B.V. in The Netherlands; student of Master of Science degree on Autonomous Maritime Operations in Finland. From 2018, acting as Representative on IMCA Europe and Africa Committee.

SIMWAVE B.V.
Holanda/AC



EDUARDO ANDREUS MEGLIN STEIN
EDUARDO ANDREUS MEGLIN STEIN
Sou oceanógrafo, com mestrado em sistemas costeiros e oceânicos, ambos pela UFPR. Sou funcionário de carreira (concursado) do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, atuando a 5 anos como oceanógrafo na Coordenadoria Regional de Joinville, atendendo também a região de Itajaí e Florianópolis. Atua nas áreas de licenciamento e fiscalização ambiental de atividades voltadas a zona costeira, dentre elas os portos e marinas.

INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DE SANTA CATARINA
Joinville/SC



EDUARDO AOUN TANNURI
EDUARDO AOUN TANNURI
Professor Titular da Escola Politécnica da USP e coordenador do Centro de Simulação de Manobra do Tanque Numérico Offshore (TPN). Trabalha em Sistemas de Posicionamento Dinâmico (DP) aplicados a embarcações e plataformas offshore, desenvolvimento e aplicação simuladores de manobra, desenvolvimento de vias de acesso portuário e análise experimental e numérica de estruturas flutuantes. Graduou-se em Engenharia Mecatrônica, em 1998, e completou o doutorado em 2002.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
São Paulo/SP



ELLA SOARES PEREIRA
ELLA SOARES PEREIRA
Técnica em Geomática, graduada em Matemática e mestre em Oceanografia. Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande. Atua desde 2014 como Gerente Operacional do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (www.simcosta.furg.br). Possui experiência em oceanografia física, ótica marinha, instrumentação oceanográfica,sistema de monitoramento costeiro,geoprocessamento e monitoramento de dragagens.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Rio Grande/RS



GABRIEL CLAUZET
GABRIEL CLAUZET
Físico, PhD em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem vasta experiência em engenharia costeira e oceanográfica, em modelagem operacional hidrodinâmica, de ondas, dispersão de poluentes e de transporte de sedimentos em sistemas costeiros, estuarinos e fluviais. Dr Clauzet, atualmente é Diretor de Engenharia e Geociências na Tetra Tech. Nos últimos anos gerenciou a implementação de modelos operacionais de alta resolução em várias regiões do mundo, tendo como clientes nacionais e internacionais a Municipalidade de DUBAI, CHEVRON, OGPAR/DOMMO ENERGIA, BG E&P BRASIL, TRANSPETRO, MCDERMOTT, OCEANRIG, PRUMO / GNA / AÇU PERTRÓLEO, PORTO DE SANTOS, entre outros.

TETRA TECH ENGENHARIA E CONSULTORIA
São Paulo/SP



GIOVANNA ISABEL POLTRONIERI
GIOVANNA ISABEL POLTRONIERI
É farmacêutica industrial, com pós graduação em gestão da qualidade, pós graduada em meio ambiente e saúde e segurança. Especialista Hazmat, especialista IMDG code, especialista em gestão de ocorrências e armazenagem de cargas perigosas, responsável técnica por processos sanitários e movimentação de cargas de interesse do exercito e policia federal no terminal

PORTO ITAPOÁ
Itapoá/SC



JULIANA JACOMINI MENEGUCCI
JULIANA JACOMINI MENEGUCCI
Juliana Jacomini Menegucci possui graduação em Engenharia Civil e Oceanografia, além de MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuando como Especialista em Engenharia Costeira com ênfase em Dragagem, conta com mais de 7 anos de experiência profissional na execução, gestão e fiscalização de projetos, com foco em: obras de dragagem e derrocagem; estruturas de proteção costeira; buscas de jazida e alimentação artificial de praias; dimensionamento de canais de navegação; e layouts de estruturas portuárias. Durante alguns anos, atuou na coordenação de projetos de grande envergadura e de caráter multidisciplinar, fazendo a ponte de comunicação entre equipes de campo (Topo-Batimetria Praial, Hidrografia, Geofísica e Geotecnia) e equipes de escritório (Engenharia Costeira, Simulações de Navegação e Modelagem Numérica), além de possuir experiência com: bancos de dados em ambiente SIG; análise de imagens aéreas e imagens de satélite para estudos de uso e ocupação do solo, e estudos de variação de linha de costa; análise de estabilidade de taludes e recalque de aterros; e análise e processamento de dados topográficos e batimétricos.

ATLÂNTICO SUL CONSULTORIA
Florianópolis/SC

JULIO CESAR DE SOUSA DIAS
JULIO CESAR DE SOUSA DIAS
Engenheiro Civil formado na UnB, com habilitação em engenharia portuária. MBA em Regulação de Serviços Públicos pela FGV. Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, onde trabalhou na área de fiscalização portuária e outorga de Terminais Portuários Privados (TUP). Realizou curso de Gestão e Operações Portuárias em Cingapura, em 2007, e participou do Seminário Internacional em Tecnologias de Dragagem na Antuérpia, em 2017. Desde outubro de 2015, trabalha no Ministério da Infraestrutura, então Ministério dos Transportes, atuando nas áreas de obras em infraestrutura portuária e dragagem. Atualmente, trabalha no Gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Minfra, onde presta assessoramento técnico e também desempenha a função de Chefe de Gabinete Substituto.

SECRETARIA NACIONAL DE PORTOS E TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS
Brasília/DF

JURRE DE VRIES
JURRE DE VRIES
Environmental Engineer at Van Oord Dredging and Marine Contractors, Rotterdam, The Netherlands. Activities consists of assistance in environmentally-related topics during the tender and execution phase of a project, a.o. through the assessment of environmental project requirements, spill budget analysis and numerical modelling. Furthermore, promote Building with Nature within tenders and projects. PhD at Royal Netherlands Institute for Sea Research (Physical Oceanography)/Utrecht University Master Physical Geography at Utrecht University (cum laude) Bachelor Earth Sciences at Utrecht University

VAN OORD
AC

LEANDRO ‘MANÉ‘ FERRARI
LEANDRO ‘MANÉ‘ FERRARI
Leandro Ferrari, mais conhecido como ‘Mané’ Ferrari, é jornalista, gestor de turismo, empresário do setor náutico, e também responsável pelo programa de televisão Mundo Mar, único no Brasil há 12 anos no ar. Sua história se confunde com a evolução do setor náutico em todo o País fomentando a Economia do Mar nos seus quatro pilares, Industria, Comercio, serviços e o Turismo. É membro Fundador e atual presidente da ACATMAR (Associação Nautica Brasileira) - em sua gestão posicionou a associação, que completou 10 anos em novembro de 2018, como uma das maiores e mais atuantes do país. Hoje a ACATMAR é reconhecida internacionalmente pelos seus feitos em prol do fortalecimento da Economia do Mar. Realizou benchmarketing com empresários do setor para Italia e Estados Unidos com intuito de fortalecer o turismo náutico, além de encontros B2B e a realização de acordos Internacionais inovando com a Feira Internacional da Economia do Mar trazendo a possibilidade de fomentar o fortalecimento do setor através de parcerias internacionais À frente da entidade, criou o projeto LIMPEZA DOS MARES, que retirou mais de 99 toneladas de resíduos do fundo do mar e encostas de Santa Catarina. Criou o projeto MARINA LEGAL, que desburocratizou e tornou aptas e legalizadas mais de uma dezena de estruturas náuticas do estado de SC. ”Além disso, é responsável por criar os FESTIVAIS NÁUTICOS e fomentar a atividade em rios, lagos e represas no interior do estado, sem contar a participação em eventos internacionais, que agrega parceiros, principalmente da Europa. Desmistificou o elitismo do setor, mostrando tratar-se de uma atividade que pode ser praticada por todos, e através dela uma nova geração de emprego e renda é criada. Foi Membro do Conselho Estadual de Turismo por 4 anos, onde conheceu cada canto do Estado e seus potenciais turísticos que podem trazer novas possibilidades. Também preside atualmente o GT Náutico da Secretaria de Turismo de Santa Catarina desde 2013, onde busca o fortalecimento do turismo junto aos 24 municípios que fazem parte do grupo de trabalho, posicionado em trabalho conjunto no GT o Estado como o mais Azul do País - (Bandeiras AzuL selo ambiental Internacional) além de fomentar novas estruturas voltadas para um turismo mais qualificado. Agraciado com MEDALHAS E TÍTULOS de Amigo Da Marinha do Brasil e Amigo do Núcleo Especial de Polícia Marítima – Nepom (órgão da Policia Federal que faz a segurança das áreas marítimas de navegação do Estado), em função dos relevantes serviços prestados a comunidade marítima. Além disso, recebeu a homenagem Mérito do Município de Florianópolis pelos serviços prestados para o bem da sociedade. Foi reconhecido em 2015 como PERSONALIDADE DO TURISMO de Santa Catarina Neste ano teve seu nome incluído na respeitada Confraria Náutica Europeia. Esta entidade contempla personalidades do setor em mais de 35 países e Ferrari é único brasileiro em sua categoria em receber a honraria, recebeu a COMENDA DA ALESC pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol dos catarinenses. Em 2017, assumiu a Gerencia de Infraestrutura Aquaviária do Governo do Estado de Santa Catarina. De lá pra cá vem realizando ações conjuntas e concretas para fortalecimento do setor, destacando o trabalho de Batimetria para o RETORNO DOS CRUZEIROS EM FLORIANÓPOLIS que se postergava há mais de 10 anos, o Trabalho para a viabilidade do Transporte Maritimo na Gde Fpolis, entre outras várias ações que vem culminando em uma mudança gradativa do cenário. Hoje Mané Ferrari é Diretor de Planejamento Turístico da SANTUR - Santa Catarina Turismo do Governo do Estado de SC Por onde passa, tanto no Brasil como no exterior, leva sempre a bandeira de Santa Catarina como a grande possibilidade de crescimento da economia do mar fortalecendo o turismo gerando mais emprego e renda.

SANTUR
Florianópolis/SC

LUCIANA CARDOSO GUERISE
LUCIANA CARDOSO GUERISE
Atualmente pós-graduanda (lato-sensu) em Relações Institucionais pelo IBMEC-DF, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Logística Integrada a Controladoria na USP. Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos. Coordenou o Curso de Gestão Portuária na UniSantos tendo criado o Centro de Estudos em Negócios Portuários da Unisantos com anexo o Laboratório de atividades Portuárias. Autora de Noções de Comércio Exterior e do Livro Porto que te quero perto: Uma história para contar!” e da Cartilha Portos para não Portuários Curso de Especialização em Gestão Portuária patrocinado pelos Governos da Belgica e Espanha. Atuou durante 10 anos na Assessoria da Diretoria Comercial e de Desenvolvimento do Porto de Santos (CODESP) cuidando de contratos de arrendamentos, fiscalização de atividades portuárias e planejamento portuário. Gerente Técnica da Associação Brasileira de Terminais Portuários – ABTP e durante 4 anos fez cotidianamente análise regulatória. Desde de 2016 como Diretora Executiva da ATP – Associação dos Terminais Portuários Privados.

ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS
Brasília/DF

MARCELO POÇAS TRAVASSOS
MARCELO POÇAS TRAVASSOS
Formado em oceanografia (FURG, 1987) com mestrado em geoquímica ambiental (UFF, 1994). Atua desde 1993 como Gerente de Portfólio de Projetos, tendo coordenado diversos programas multidisciplinares de monitoramento ambiental e estudos de impacto ambiental como parte do processo de licenciamento de diferentes empreendimentos, com ênfase em projetos portuários. Atuou entre 1997 e 2001 como instrutor do Programa Train-Sea-Coast Brasil (ONU-CIRM-FURG) e em 2002 como instrutor do Programa de Gerenciamento Ambiental Portuário (ANTAQ/MMA. Atualmente é Diretor de Operações na empresa Econservation Projetos e Estudos Ambientais.

ECONSERVATION ESTUDOS E PROJETOS AMBIENTAIS
Vitória/ES

MARCOS RUBIN
MARCOS RUBIN
Sócio-Diretor da Agroconsult e dirige a área de estratégia e soluções sendo responsável pelos projetos e estudos de inteligência para os setores de fertilizantes, defensivos, financeiro, máquinas, logística e outros. Ao longo da sua carreira foi responsável pelo desenvolvimento e entrega de inteligência de mercado para clientes. Ao todo, entre produtores rurais e empresas do Agronegócio, já realizou mais de 250 palestras, com foco em cenários e estrutura de mercado das principais culturas agrícolas. Marcos também já coordenou 12 Rallies da Safra, e tem amplo conhecimento da realidade do campo, além de representar a Agroconsult nos principais eventos internacionais do Agronegócio.

AGROCONSULT
São Paulo/SP

MARCUS POLETTE
MARCUS POLETTE
Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA). Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada e planejamento regional e urbano. Professor visitante nas seguintes universidades: Università Politecnica delle Marche/Ancona - Itália; Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona - Espanha; Universidade de Bologna (Itália); e, Universidade de La Republica - Uruguay.

UNIVALI
Itajaí/SC

MARIO LUIZ MASCAGNI
MARIO LUIZ MASCAGNI
MSc. em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP; especialista em modelagem física com escala reduzida e modelagem numérica (Delft3D, Xbeach, SWAN, SWASH, WW3) de ambientes marinhos e costeiros - com ênfase para operações portuárias. Possui experiência em trabalhos técnicos envolvendo estudos de morfodinâmica de praias, transporte de sedimentos, erosão costeira, dispersão de poluentes em rios e oceanos, obras de abrigo contra ondas e correntes marinhas, análise de risco de alagamento e deslizamento de encostas no litoral e desenvolvimento de projetos de aerofotogrametria e sensoriamento remoto - SIG. Adepto do movimento software livre - Projeto GNU.

ATLÂNTICO SUL CONSULTORIA
São Paulo/SP

PAOLO ALFREDINI
PAOLO ALFREDINI
Responsável pela Área de Hidráulica Marítima do Centro Tecnológico de Hidráulica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Laboratório de Hidráulica Oficial do Estado de São Paulo. É Engenheiro Civil e Ingegnere Civile Idraulico, com Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Obras Hidráulicas Marítimas e Fluviais. É Professor Titular em Obras Hidráulicas Marítimas e Fluviais da Universidade de São Paulo. É autor do livro Engenharia Portuária - Manual Técnico. Com 40 anos de atividade profissional e acadêmica, é especialista em Hidráulica Marítima, condições de amarração, abrigo e simulação de manobras de navios, obras costeiras e de dragagem. É Fellow of The International Marine Navigation and Safety of Sea Transportation - Nautical Institute of UK

Universidade de São Paulo
São Paulo/SP

POUL KRONBORG
POUL KRONBORG
Engenheiro Civil especializado em meio ambiente. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em diferentes funções no DHI; Gestor de projetos de meio ambiente marinho e engenharia costeira, fundador e diretor de DHI Espanha durante 12 anos, responsável pelo desenvolvimento e comercialização de MIKE 21 e MIKE 3 (software para a simulação de processos no âmbito marinho: hidrodinâmica, ondas e naval, sedimentos, sistemas ecológicos e qualidade de água) durante 8 anos e atualmente Executivo Global de Vendas.

DHI
Dinamarca/AC

RODRIGO ÁLVARES DE ARAÚJO MELO
RODRIGO ÁLVARES DE ARAÚJO MELO
Mestre em Engenharia Civil (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2004), e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Fumec (2001). Certificado como PMP - Project Management Professional (2006). Profissional com ampla experiência em grandes projetos de infraestrutura, (Pontes, Viadutos, Canais, Pavimentos e Portos). Atua como Gerente de Engenharia Coorporativo da Constremac com ênfase no orçamento e planejamento dos projetos além da análise de estruturas, Fundações, Obras de Terra e Investigações Geotécnicas. Rodrigo ainda é membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) e do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT).

CONSTREMAC CONSTRUÇÕES
São Paulo/SP

SUSANA BEATRIZ VINZON
SUSANA BEATRIZ VINZON
Doutora em Engenharia Costeira e Oceânica pela UFRJ, Profa. Titular da UFRJ, atua na Pós-Graduação de Engenharia Costeira e nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Coordena o Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos na UFRJ. Trabalhou em sedimentos coesivos com o Prof. Ashish Mehta da University of Florida. Presidente do Intercoh, Comitê Permanente da Conferência Internacional de Sedimentos Coesivos, desenvolve trabalhos pioneiros no Brasil visando o desenvolvimento sustentável da infraestrutura aquaviária.

UFRJ
Rio de Janeiro/RJ




local do evento

Florianópolis

Florianópolis é como um mosaico que reúne toda a diversidade étnica e cultural de Santa Catarina. Uma cidade moderna, com excelentes serviços hoteleiros, restaurantes que servem o melhor das cozinhas nacional e internacional, infra-estrutura turística e de apoio, sendo definitivamente uma escolha essencial para a realização de importantes eventos.

O turismo é a vocação natural da Ilha, que além da inigualável beleza das praias, clima descontraído e povo hospitaleiro, possui uma cultura rica, que mesclada ao charme da arquitetura Açoriana compõe um destino ideal para todos os visitantes.

Il Campanario Villaggio Resort

O IL CampanarioVillaggio Resort é a opção perfeita para quem quer aproveitar todas as atrações da praia mais desejada do Brasil com as facilidades, conforto e segurança de um dos resorts mais charmosos e sofisticados da ilha. Localizado a poucos metros do mar e próximo aos principais beachclubs, do Jurerê Open Shopping e do Jurerê Sports Center, no epicentro de Jurerê Internacional.

Sinta-se em casa com toda a estrutura e conforto oferecidos: cozinha completa equipada nos quartos, piscinas externas e interna aquecida, saunas, espaço kids, áreas de lazer e serviços: a escolha ideal para vivenciar Jurerê Internacional como se você vivesse aqui, mas com as comodidades, tranquilidade e segurança de um hotel. Sua casa em Jurerê Internacional.
Endereço: Av. dos Búzios, 1760, Jurerê Internacional - Florianópolis/SC


Realização


Patrocínio Bronze

Patrocínio Divulgação

Apoio

Apoio de Mídia


Organização