Informações:
Secretaria@portosecostas.com.br
Patrocínios:
comercial@portosecostas.com.br
WhatsApp: (48) 3028-2004
22 e 23 de Setembro de 2025
Itajaí – Santa Catarina
Gerente de Investimentos LATAM da Terminal Investment Limited - TiL, reportando-se diretamente ao Diretor Patricio Junior. Formada em Engenharia e Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com sólida experiência em projetos portuários e visão técnica e financeira sobre investimentos no setor, Ana Teresa acumula passagem pela Autoridade Portuária de Santos, como executiva de Novos Negócios, além de ter atuado com consultoria em projetos de infraestrutura.
Possui graduação em Oceanologia. Atualmente é Professor Associado da Coordenadoria Especial de Oceanografia, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Oceanografia Geológica, com ênfase em Evolução e Morfodinâmica Costeira (EMC), Geoacústica e Geofísica Rasa e Ultrarasa e Análise de Riscos Costeiros e Oceânicos. Dentro da temática do evento a sua mais recente produção é a participação no livro Headland-Bay Beaches - Static Equilibrium Concept for Shoreline Management (https://doi.org/10.1142/12026).
Engenheiro Mecânico formado há 44 anos, possuindo uma ampla experiência na área de dragagem, com mais de 30 anos de atuação nesse ramo. Atua há 25 anos como diretor da Van Oord, uma das principais empresas de dragagem do mundo. Nesse cargo, teve a oportunidade de liderar equipes de engenheiros e técnicos, além de gerenciar projetos em diferentes partes do Brasil.
Bacharel em Ciências Náuticas, graduado pelo CIAGA, com pós-graduação MBA em Gestão Empresarial pela FGV, prático sênior na Zona de Praticagem 05 (Fortaleza e Pecém) no Ceará. Diretor-presidente da Ceará Marine Pilots de 2015 até 2019. Atualmente ocupa a função de diretor financeiro. Atual Diretor Vice-presidente da Praticagem do Brasil e vice-presidente do Conselho de Administração do “Instituto Praticagem do Brasil”.
Gerente de licenciamento na Porto do Açu Operações S.A., atua com licenciamento ambiental de projetos estratégicos localizados no Complexo do Açu, tendo ingressado na empresa em 2014. Atualmente também ocupa o cargo de coordenadora do Comitê de Sustentabilidade – Sustentar - da Associação de Terminais Portuários Privados – ATP. Graduada em Oceanografia, especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade do Vale do Itajaí-UNVALI, e pós graduanda Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis pela Universidade Federal do Paraná-UFPR, possui mais de 12 anos de experiência na gestão ambiental e na coordenação e elaboração de estudos ambientais de grandes projetos de infraestrutura no Brasil.
É oceanógrafo com 13 anos de experiência profissional em geociências, desenvolveu diferentes papéis em projetos de implementação e expansão portuária, rotas de cabos submarinos, riscos geológicos para a engenharia de óleo e gás, restauração de praias, detecção e buscas de obstruções ou objetos de valor histórico entre outros. Atualmente, está a frente da Geo Resources Brasil, empresa do grupo Geo Marine Survey Systems, localizada em Santos-SP, que visa oferecer equipamentos e serviços de sísmica de alta e ultra resolução e geotécnica no Brasil e América do Sul. Participa de projetos em nível gerencial e operacional em todo o mundo envolvendo sísmica de ultra resolução e geotecnia para a estudos de parques eólicos. César é também sócio e desenvolvedor de soluções na Tessec Soluções Marítimas.
É Oceanógrafa, mestre em Engenharia de Costas e Portos pela Escola de Caminos Canales y Puertos da Universidade de Cantábria, Espanha, e atualmente ocupa os cargos de Presidente da PIANC Brasil Jovens Profissionais e de gerente de oceanografia, engenharia costeira e recursos hídricos da Tetra Tech América do Sul. Possui 13 anos de experiência na área de engenharia costeira e offshore, com ênfase em modelos oceanográficos.
Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e coordenador do Centro de Simulações do Tanque de Provas Numérico (TPN-USP). Especialista em simulação e análise de sistemas DP e manobras. Possui graduação em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas (1998), doutorado (2002), pós-doutorado (2003) e livre-docência (2010), todas pela USP. Membro do Comitê de Manobras da International Towing Tank Conference (ITTC) nos períodos 2012-2021. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas de posicionamento dinâmico, controle de sistemas mecânicos, controle não linear e hidrodinâmica. Bolsista de produtividade 1C do CNPq e possui 52 trabalhos publicados e periódicos de renome e 218 trabalhos apresentados em conferências, todos nas áreas de dinâmica e manobra de embarcações e controle de sistemas mecânicos. Desenvolveu mais de 250 estudos envolvendo modelagem numérica e simulação, para diferentes portos e campos offshore brasileiros. O Centro de Simulação foi vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2019.
Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR (2002), com mais 20 anos de experiência em projetos de estruturas, com ênfase em projetos de portos, pontes, estruturas de concreto armado e protendido. Diretor da Wosniak Engenharia desde 2015.
Gerente Geral de Desenvolvimento Portuário e ESG na Porto do Açu Operações S.A., empresa responsável pelo desenvolvimento e administração portuária do Porto do Açu, onde lidera a agenda ESG da empresa, além da gestão de qualidade, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente, e gestão de projetos. Engenheira Ambiental pela UFES, pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP e Engenharia de Processo pela PUC-Rio, atua há 13 anos em gestão ambiental e de saúde e segurança, gestão de riscos , emergências e crises, licenciamento ambiental e responsabilidade social, nos setores de consultoria, mineração, óleo e gás, energia e portuário. Desde 2019 lidera a área de sustentabilidade da administração portuária do Porto do Açu.
Gerente de Infraestrutura do Porto de São Francisco do Sul, é Mestre em Engenharia Civil pela UFSC (2016), Engenheiro Civil (UNISUL, 2002), possui especialização em transportes pela JICA (Japão, 2012) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNESC, 2007), é funcionário de carreira da SCPar desde 2008, onde atuou na estruturação de concessões e PPP's, coordenou estudos na área de infraestrutura e mobilidade. Atuou também, entre 2003 e 2008 como Engenheiro na Prefeitura de Criciúma.
Sócio-Diretor da Agência Porto Consultoria e da V2PA Engenharia e Consultoria. Em mandato de Conselheiro no Conselho de Autoridade Portuária - CAP de Santos. É Tecnólogo em Logística e Transportes pela FATEC/BS e pós-graduado em Gestão Portuária pela Universidade Católica de Santos e hoje atua coordenando a elaboração Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de terminais portuários e realizando toda a gestão e acompanhamento processual junto ao Governo Federal e Autoridades Portuárias. Possui experiência e atuação em Estudos de Mercado, Assessoramento em Processos Licitatórios, Valuation no M&A (Sell-Side e Buy-Side) de Empresas Portuárias e Estudos Regulatórios.
Analista Ambiental no Ibama desde 2013. Graduada em Ciências Biológicas, com especialização em "Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável". Atua desde 2013 no licenciamento ambiental de portos, realizando análises técnicas para os componentes flora, socieconômico e riscos. Exerceu as funções de coordenadora substituta e coordenadora titular, cargo que ocupa atualmente.
Possui graduação em Engenharia Civil e Oceanografia, além de MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuando como Especialista em Engenharia Costeira com ênfase em Dragagem, conta com mais de 12 anos de experiência profissional na execução, gestão e fiscalização de projetos, com foco em: obras de dragagem e derrocagem; estruturas de proteção costeira; buscas de jazida e alimentação artificial de praias; dimensionamento de canais de navegação; e layouts de estruturas portuárias.
Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos Engenheiro Civil. Especialista em Regulação de Serviços Públicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários desde 2006. Iniciou a carreira portuária em 2004, quando trabalhou no Porto do Itaqui. Possui MBA em Regulação de Serviços Públicos. Atualmente é Chefe de Gabinete Substituto e assessor da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério dos Portos e Aeroportos. Trabalhou na execução de obras de dragagem e na coordenação e planejamento de projetos de infraestrutura portuária.
Graduado em arquitetura pelo New York Institute of Technology (EUA), com mestrado em administração (MBA) no INSEAD (França). Empresário, atua no desenvolvimento do setor náutico e turístico desde 1979, aplicando os mesmos conceitos de sustentabilidade e autenticidade idealizados durante o projeto e implantação do resort Praia do Forte, na Bahia. Sócio-fundador da Intermarinas, empresa dedicada a projeto, implantação e operação de marinas. Coordenador de Marinas da ACOBAR (Associação dos Construtores de Barcos e seus Implementos). Vice-presidente do Instituto Marinas do Brasil. Membro do Grupo de Marinas da ICOMIA (International Council of Marine Industry Associations).
Oceanógrafo, Mestre em Oceanografia, é gerente na Empresa de Consultoria Ambiental Econservation e doutorando em Oceanografia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de produzir conteúdo de divulgação científica para o portal de previsão de tempo e mar SurfGuru.
Administrador de empresas, especializado em Economia Internacional e em Inteligência Competitiva. Há mais de 20 anos atuando no segmento, foi Gerente de Market Intelligence na Hamburg-Süd, Professor/Conselheiro do Ibramerc, Diretor de Análises da Datamar Consulting e Colunista do Guia Marítimo. Como consultor já realizou trabalhos para diversas empresas privadas, entidades públicas, seguradoras, empresas de navegação e terminais.
É jornalista, gestor em turismo, empresário do setor náutico, e também responsável pelo programa Mundo Mar, primeiro programa náutico do Brasil há mais de 15 anos no ar. Mané é ex-secretário de Turismo do Estado de SC e atualmente está como Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC e Presidente da ACATMAR - Associação Náutica Brasileira. Foi reconhecido em 2015 como PERSONALIDADE DO TURISMO de Santa Catarina e em 2018 teve seu nome incluído na respeitada Confraria Náutica Europeia que congrega personalidades do setor em mais de 35 Países.
Engenheiro Civil, formado pela PUC/PR em 2001. Experiência como gerente de projeto em obras industriais e portuária, atuando desde 2012 como supervisor de obras portuárias da TUCUMANN.
Possui pós-doutorado na University of Califórnia – Los Angeles (2019) e na University of Maryland (2010); doutorado em Engenharia Naval e Oceânica (1999), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica (1996) e graduação em Engenharia Naval e Oceânica (1992) pela Escola Politécnica da USP. Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH06) da Agência Nacional de Petróleo e Bio-combustíveis; membro do comitê científico do International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engineering da Ocean, Offshore & Arctic Engineering Division da ASME; sócio fundador e membro da Associação Brasileira de Riscos (ABRisco). É revisor regular de diversos periódicos como Reliability Engineering & System Safety, International Journal of Quality, Statistics, and Reliability, Journal of Risk Analysis, Journal of Operational Research Society e Marine Systems & Ocean Technology. Tem experiência em Análise Probabilística de Risco, Confiabilidade, Manutenção e Segurança; Projeto de Navios e Sistemas Oceânicos e Dinâmica de Sistemas. Como diretor e principal investigador do LABRISCO-USP tem coordenado trabalhos de pesquisa e desenvolvimento financiados tanto por agências de fomento (CAPES, CNPq, FINEP e FAPESP) quanto por empresas do setor industrial, entre elas PETROBRAS, TRANSPETRO, REPSOL e VALE.
Com mais de 30 anos de experiência no setor turístico, Marco Ferraz é, desde dezembro de 2014, Presidente Executivo da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - CLIA, Brasil), braço nacional da Cruise Lines Internacional Association - maior entidade do setor de cruzeiros no mundo - cujas atividades dos seus associados têm a expectativa de injetar R$ 3,8 bilhões na economia do país e gerar cerca de 48 mil postos de trabalho no Brasil, na Temporada 2022/2023.
Primeira mulher Port Captain do Brasil, membro da WISTA e multiplicadora no grupo de diversidade e equidade de gênero da VLI. Formada como Oficial da Marinha Mercante pela EFOMM – CIAGA e pós-graduada em Metodologias de Ensino e Tecnologia da informação. Possui mais de 15 anos de experiência em gerenciamento e liderança na área marítimo-portuária, sendo 10 anos a bordo de navios, 2 anos atuando com inspeções e 3 anos na área Portuária. Atualmente, está como Product Owner (PO) no Projeto de Embarque e Desembarque Inteligente de Navios. Realiza treinamentos de qualificação na área marítimo-portuária, projetos de Inovação, Diagnósticos e Revisão de procedimentos marítimos e portuários, gestão do Aceite Técnico de Navios e dragagem.
Especialista em Regulação. Gerente de Portos Organizados. Atualmente, Superintendente de Outorgas na Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Passagens pelo Ministério da Economia e setor bancário ao longo de mais de 20 anos. MBA em Finanças pelo IBMEC. MBA em Regulação Econômica pela FGV. Mestrando em Logística Portuária pela Universidade Politécnica de Valência.
Capitão dos Portos da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Oficial da Marinha do Brasil, no posto de Capitão de Mar e Guerra, tem a função de fiscalizar o tráfego marítimo, fluvial e lacustre, os serviços de praticagem, as atividades náuticas no Estado de Santa Catarina e coordenar os cursos para aquaviários do Ensino Profissional Marítimo. Mestre em Ciências Navais, pela Escola de Guerra Naval (2016), e especializado em Eletrônica (2000). Serviu como Oficial de Navegação da Corveta Purus (BA), Navio Varredor Aratu (BA) e Fragata Defensora (RJ); Oficial de Comunicações, Eletrônica e Navegação do Navio Veleiro Cisne Branco (RJ); Imediato do Navio Rebocador de Alto-Mar Almirante Guilhem (BE) e Comandante do Navio-Transporte Fluvial Paraguassu (MS), perfazendo 920 dias de mar. Serviu, também, como Oficial de Estado-Maior na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Marinha no Congresso Nacional (DF) e Head of Administration da Comissão Naval do Brasil na Europa (Londres,UK).
Especialista em infraestrutura com experiência em gerenciamento de projetos complexos, desenvolvimento de negócios, estudos de mercado e de viabilidade. Atuação em projetos nas Américas Latina e Norte para empresas globais e locais como Vale, Santos Brasil, CSN, Fortepar, NovaAgri, Aecom, AESA Investimentos, Ecotug, Intertug, Concremat, Triunfo, Arcadis, Vopak, BR Distribuidora, Golar, dentre outras. Gerenciamento de projetos portuários, aeroportuários, rodoviários e estaleiros com capex acima de USD2 bilhões. Carreira iniciada na consultora Planave S.A, com passagens pelas empresas Wilson Sons, Halcrow, CH2M Hill e Mind, onde atualmente é responsável pelo desenvolvimento e administração de negócios. Na Mind a atuação inclui ainda a criação de grupo de engenharia e consultoria portuária. Atuou também como consultor ad hoc especialista portuário no Plano Nacional de Logística Portuário e na elaboração de 36 Master Plans para os portos brasileiros.
Diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá (Chief Operations Officer – COO). Sergni tem 48 anos e é natural de São Vicente/São Paulo. É formado em Gestão de Recursos Humanos pela UNINTER – Centro Universitário Internacional –, e MBA em Administração de Projetos pela USP/Esalq e MBA em Administração e Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem ainda diploma do curso de Análise Financeira pela University of Chicago Booth School of Business (EUA) entre outros cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. Com 25 anos de experiência em operações portuárias, iniciou sua carreira na Santos Brasil em 1997 e em maio de 2010 ingressou no Porto Itapoá como Gerente de Operações. Está à frente da Diretoria de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Terminal desde junho de 2017.
Oceanógrafo formado em 2000 pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/SC). É servidor público federal há 19 anos, sendo que em 2006 ingressou na carreira de Especialista em Regulação na Antaq. Atuou entre 2015 e 2019 como Coordenador-Geral de Gestão Ambiental na Secretaria Nacional de Portos e entre 2019 e 2022 como Gerente de Projeto na Secretaria de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Em abril de 2022 retornou à Antaq no cargo de Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR), Victor Yugo Kengotambém tem MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e em Investimentos e Private Banking pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (Ibmec). Na Portos do Paraná, Victor entrou em 2016 e fez carreira como chefe da Divisão de Manutenção Industrial, chefe do Departamento de Engenharia e Manutenção, chefe da Divisão da Engenharia e, por último, atuava como gerente de Manutenção Geral. Antes da empresa pública, o diretor passou por multinacionais como Electrolux e Renault.
Oceanógrafo e Engenheiro Civil com vasta experiência no segmento portuário, seja em elaboração de projetos, execução e fiscalização de obras (píer, armazéns e silos), arrendamento portuário, dimensionamento de canais navegáveis de acordo com normas nacionais e internacionais (NORMAM, PIANC e ROM), auxílios à navegação e estudos de manobrabilidade, dragagem de aprofundamento e de manutenção, dragagem de material contaminado, derrocagem, hidrografia, instrumentação oceanográfica, levantamentos geofísicos, interface com órgãos reguladores, licenciamento ambiental e modelagem numérica de processos costeiros."